top of page

Copa do mundo de quadribol 2021 em Richmond?

Traducción: Tábata Magalhães


Em 4 de junho, Jamie Lafrance, jogador do Canadá, postou uma carta aberta no grupo do Facebook "IQA: all the regions!", expressando suas preocupações à International Quidditch Association (IQA) sobre a decisão de manter a próxima Copa do Mundo de Quadribol em Richmond, Virgínia (EUA), devido aos eventos de discriminação racial que vêm ocorrendo nos últimos tempos naquele país.


Como a maioria das pessoas sabe, nas últimas semanas nos Estados Unidos, George Floyd, um homem negro, morreu de uma polêmica ação policial em Minneapolis. Esse fato foi o gatilho de vários protestos de minorias no país, o que levou a manifestações e tumultos em várias partes do país - inclusive em frente à Casa Branca -, às quais o governo respondeu declarando o toque de recolher em vários suas cidades.


Como resultado desses eventos, a carta manifesta preocupação a IQA e a comunidade de quadribol em geral por realizar um evento como a Copa do Mundo em Richmond, pois considera que a segurança de negros, trans e homossexuais não pode ser garantida, pois, "pedir para eles irem é dizer que o quadribol é mais importante que a vida deles". Além disso, solicita que as federações de cada país se retirem do evento até que um novo local seja escolhido, uma vez que considera que a segurança das minorias raciais não está sendo levada a sério o suficiente por não se mudar a Copa do Mundo.


O jogador canadense Jamie relembrou vários casos de ações de protesto em eventos esportivos, como quando jogadores de futebol negros da Liga Americana foram recebidos com hostilidade em Nova Orleans e decidiram não jogar até a sede foi alterada, para enfatizar o fato de que existem maneiras de protestar que podem desencadear mudanças quando se trata de discriminação racial.


Por outro lado, ele destacou que a região onde Richmond está localizado corresponde ao que seria "O Sul" dos Estados Unidos, conhecido por ter um forte histórico de racismo contra comunidades negras, indígenas e LGBTQ +. Em 2017, houve uma manifestação composta por "neonazistas, neofascistas, nacionalistas brancos e membros do KKK" na cidade de Charlottesville, a apenas 45 km do local. Devido a esses distúrbios, nos quais houve feridos entre as pessoas que se opunham a essa marcha, um estado de emergência teve que ser declarado na cidade por não manter a ordem pública. A esse respeito, Jamie disse: “Se eles não poderiam proteger as pessoas dentro de uma hora dos tumultos, o que isso diz sobre os recursos colocados em jogo para proteger as pessoas do estado?


Esta publicação no grupo do Facebook recebeu muitos comentários com expressões de empatia e solidariedade, o que deu mais força à questão que estava sendo colocada sobre a mesa. Em resposta a isso, por exemplo, a associação mexicana publicou em sua página no Facebook uma declaração, na qual expressavam que, se não fossem tomadas medidas para garantir a segurança dos participantes, em Richmond ou em outra cidade, sua seleção não participaria do evento.


Essa carta trouxe outros problemas para a sede escolhida, como a necessidade de solicitar um visto para entrar nos Estados Unidos ou o fato de algumas nacionalidades serem diretamente proibidas de entrar no país anfitrião. Foi o caso de um jogador da Alemanha que afirmou que está proibido de entrar nos Estados Unidos apenas por possuir passaporte sírio.


Diante dessa situação, a Associação Internacional de Quadribol pediu a associações de todos os países que lhes enviassem "feedback" sobre o local da próxima Copa do Mundo. Posteriormente, abriu a convocação para formar o "comitê BIPOC" para analisar a questão e aconselhar o departamento de eventos e consultores do IQA sobre o local da Copa do Mundo a ser realizado em julho de 2021.


Resta ver como a Associação Internacional de Quadribol irá proceder para resolver este problema e garantir a segurança dos participantes; e qual será o local definitivo para a partida internacional mais importante do Quadribol.

Siguenos
  • Facebook icono social
  • Icono social de YouTube
  • Black Google+ Icon
Recientes
bottom of page